Este espetáculo em forma de leitura dirigido ao público infantil estreou no Rio de Janeiro no teatro da “Oi Futuro” em 2004. Foi apresentado no Festival Internacional de Solo Performances Denise Stoklos (FIDS) em Irati, no Paraná, em 2019. Agora chega ao Recife como uma leitura ou contação de histórias. O texto e a interpretação solo é de Denise Stoklos, a música de Ricardo Herz, violonista clássico e popular que arranjou canções infantis especialmente para este espetáculo/leitura.

A apresentação parte da ideia de que a linha de trabalho de Denise Stoklos, denominada Teatro Essencial, método criado há mais de 50 anos com repertório de muitas solos performances (da qual esta faz parte na galeria dirigida ao público iniciante) e que tem em sua base a proposta pedagógica de iniciar um público ao teatro de fricção onde a plateia, aqui infantil, possa sair com seu inconsciente povoado de nomes e sons que lhe remetam sempre a um teatro  que provoque amor e liberdade.

Uma narração da história do próprio teatro que recebe a criança com toda sua capacidade perceptiva. Que não pede esforço nem exige conhecimento prévio, pelo contrário, brinca de desvendar o vocabulário básico para aquele pequeno ser que está inaugurando suas primeiras idas ao rito sagrado do teatro. E a esse pequeno ser trazer a oferenda de chaves para serem usadas durante suas vidas na medida em que avancem na experiência de comparecerem mais e mais as peças teatrais.

Uma pequena lição responsável da qualidade de vida que há no teatro para os fãs mirins dos tablados para que voltem sempre e continuamente acumulando ferramentas para seu fruir teatral sem condescendências desnecessárias. Que abra-se o pano da imaginação coletiva e joguemos leves,  brinquemos alegremente de teatro com a palavra, o corpo e o som, para a celebração do amor e da liberdade.

 

FICHA TÉCNICA

Texto, direção, interpretação: Denise Stoklos
Fotos: Thais Stoklos Kignel
Músicas arranjadas e interpretadas: Ricardo Herz
Assistência de direção e operação de som: Cristina Longo
Cabelo: Eron Araújo
Produção: Danielle Hoover
Remontado especialmente para o evento: MINI Recife